Arquivos publicados

Otimização de Sites nos buscadores Google, Yahoo e outros sistemas

Otimização: para ter um site bem posicionado nos buscadores é importante definir alguns parâmetros de configuração que esses buscadores têm como relevantes, ainda na fase de otimização. Palavras-chave, nome do site, endereço da URL, descrição etc, são somente alguns desses parâmetros, pois há no total, cerca de 200 fatores por página a serem considerados nos sites. A técnica de otimização de um site (SEO) requer que se faça uma reengenharia tanto interna quanto externa dos sites a serem otimizados.

Quando se pensa em sites, quer dizer, quando se pensa que um site deve possuir um peso e popularidade tal que pode e deve ser encontrado na Internet, é preciso levar uma série de passos em consideração para que ele possa ter o efeito desejado.

Muitos sites são criados diariamente sem os devidos critérios de relevância para os sistemas de busca, ocasionando um verdadeiro desperdício de tempo e dinheiro por parte de quem contrata um serviço de criação de sites.

Um dos desperdícios é contratar alguém que faça sites em Flash. A plataforma Flash não pode ser lida pelos sites buscadores, deixando assim, o contratante com um abacaxi nas mãos, pois sem a leitura do conteúdo, não é possível fazer otimização. Ou ele migra para uma linguagem que possa ser lida, ou investe em links patrocinados, se deseja realmente ser encontrado. Há sites maravilhosos feitos em Flash, no entanto, se alguém digitar os termos referentes àquele site, não os encontram. E não é para menos, sites de busca como o GoogleYahoo e praticamente todos os outros, os ignoram por não poderem ler esse conteúdo. É óbvio que estar na primeira posição é o que desejam praticamente todas as pessoas que possuem um site, mas para que isto possa acontecer, há um imenso trabalho de otimização a ser feito.

Esse trabalho envolve uma reestruturação de sites, incluindo seu conteúdo, sua estrutura interna, imagens, popularidade e mais uma série de itens que devem ser verificados. Ao todo chegam a 200 itens que devem ser verificados e modificados de tal modo que possam competir com os sites que estão nas dez primeiras posições dos sistemas de busca. Cada um desses fatores tem um determinado peso para o processo de SEO e é medido em estatística. Todo site é pura estatística. Se não se usa estatística para otimizar um site, não se procedeu à otimização.

A técnica, na verdade, não é complicada, mas requer-se que ferramentas sejam utilizadas. Não é possível simplesmente olhar para os sites e ir mudando aleatoriamente sem ter uma boa ferramenta de medição. Há muitas ferramentas disponíveis em sites na internet, umas pagas outras não, mas é importante que se tenha alguma ferramenta para realizar o trabalho.

SEO não é uma mágica, é um processo. Às vezes esse processo é lento, às vezes não, depende de como é feito esse processo.

Há também um contraponto interessante a ser notado: o Google diz que 65% das pessoas clicam nos links da busca orgânica e 35% clicam nos links patrocinados. Não é verdade isso, esse argumento é usado para vender os links patrocinados. De acordo com estudos feitos por entidades especializadas em Internet, 92% das pessoas clicam nos links da busca orgânica, restando apenas 8% dos cliques para os links patrocinados. E o que isto representa? Representa que estar bem posicionado na busca orgânica, além de não custar nada para quem possui um site, provê quase 50 vezes mais visibilidade que estar nos links patrocinados.

Mas mesmo levando esses fatos em consideração, imagina-se que 65% das pessoas nunca clicam em links patrocinados, preferindo a busca orgânica. Advém daí a importância da busca orgânica para o desempenho de um site.

SEO é uma força a mais, otimização é uma contribuição para que um site possa ser encontrado no mecanismos de busca de forma relevante. Sem a otimização, um site fica perdido entre milhares de outros links. Sites não otimizados são sites que não serão encontrados no mundo digital e, portanto, serão sites que não resultarão em negócios, serão eternamente sites que ficarão perdidos no meio de milhões de outros sites.

O que é SEO?

SEO, além de ser a parte técnica de marketing digital, pois envolve o posicionamento de um site no momento em que se busca algum produto ou serviço na internet, também é o processo de se gerar conteúdo de tal forma que esse conteúdo possa ganhar relevância para os mecanimos de busca. Uma otimização bem feita e os sites passam a ganhar destaque de posicionamento junto aos buscadores. Mas não é só isso, SEO também é um processo que  envolve muitos outros itens que também possuem relevância para os buscadores.

Veja também: SEO e links patrocinados

Se você procura um serviço profissional, acesse agora mesmo o nosso formulário de orçamento e preencha para ter uma ideia de como custa pouco ter seu site em destaque nos buscadores.

 

Gostou deste artigo? Por favor, dê-nos seu voto